A economia do país foi impactada pela pandemia de COVID-19, porém alguns setores demonstraram alta imunidade aos efeitos da crise. A construção civil e o agronegócio mantiveram o foco e o crescimento e prometem os melhores resultados dos últimos tempos.
Com o isolamento social, lojas do setor são determinantes para reparos emergenciais, manutenção, limpeza, modernização, adaptação e conforto em home office, além de impedir que as construções parem.
Com o “novo normal” as famílias estão mais em casa e observam atentas as necessidades de seus lares buscando corrigi-las, aproveitando e valorizando mais do que nunca suas casas. Vem crescendo também os consumidores que neste momento recorrem a apartamentos ou imóveis maiores e tudo isso fez com que o setor de construção civil se mantivesse ativo. A importância do setor para a geração de empregos e renda é enorme e a manutenção da gestão eficaz por parte dos empresários e profissionais da área tem se mostrado no resultado positivo do setor com crescimento previsto de até 40% em 2020.
Embora o futuro seja incerto, com expectativa de medidas mais rígidas e sem data para recuperação econômica do país, o Covid-19 deve marcar toda uma geração. O varejo de materiais de construção está alerta para atender demandas da população e atento para seguir atendendo com qualidade e responsabilidade. É certo que a migração de investimentos do mercado financeiro para a construção é natural para a população no momento que vivemos.
Já o agronegócio brasileiro foi essencial para segurar a atividade econômica durante a pandemia, um setor que superou todas as expectativas, com uma safra de grãos recorde e o aumento nas exportações, principalmente em relação à soja, carne e algodão. Os produtores rurais do Brasil alimentam o mundo. Em tempos de pandemia, mais do que nunca, a saúde e a economia dependem daquilo que sai do campo. Entre os desafios de quem planta, cria e exporta está o de conciliar a essas atividades um novo fator: proteger a imagem que o Brasil semeia no exterior. A Ásia, principal cliente do Brasil, com a liderança da China, é responsável por 47,2% dos embarques brasileiros. A competência e trabalho duro dos profissionais da área tem mantido o setor em alta, mostrando que é possível manter e melhorar os resultados em qualquer situação, gerando empregos, riquezas e mostrando mais uma vez que o Brasil é o celeiro do mundo.
Sobre Reinaldo Santos de Paula
Natural de Sorocaba/SP, é um Consultor Comercial há mais de 20 anos, criador do RDP Método de Negócios, a fim de alcançar e superar as expectativas de metas de seus clientes, abrangendo não apenas as áreas administrativas, mas principalmente a área comercial. Atuando em todo território brasileiro e se relacionando com diversas áreas, é um profissional altamente qualificado pelas suas experiências, sendo obstinado, comprometido, persuasivo, dinâmico, analítico, objetivo, atento e curioso. Sempre buscando conhecimento e atualização de seu método, Reinaldo já viajou para a Europa e para os Estados Unidos acumulando contatos, culturas e conhecimentos excepcionais.
Sua atitude estrategista no âmbito comercial foi sempre beneficiada por suas habilidades de comunicação, desenvolvimento, aperfeiçoamento e visão global para alcançar o objetivo proposto, trazendo contribuições consideráveis à área comercial.
Reinaldo Santos de Paula, Consultor Comercial, criador do RDP Método de Negócios